A Volkswagen atualizou o VW Meteor com novas funcionalidades que contribuem para a melhoria do desempenho do caminhão e para a ajudar na economia de combustível.
O Volkswagen Meteor foi lançado em 2020 e já teve mais de duas mil unidades vendidas. De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o modelo 29.520 do Meteor foi considerado um dos 10 caminhões pesados mais vendidos em 2021.
Preparamos esse artigo para você conhecer mais sobre as novidades sobre o Meteor e descobrir os principais benefícios que esse veículo pode trazer para você e a sua empresa. Continue a leitura do nosso artigo e descubra!
Caminhão VW Meteor e sua linha
Lançado em setembro de 2020, o VW Meteor é inspirado no caminhão MAN TGX, mas com o visual da Volkswagen. Ele herdou desse modelo itens com o motor D26. Os caminhões com seis cilindros em linha de 13 litros foram desenvolvidos no Brasil. A transmissão é a ZF Traxon automatizada de 12 ou 16 marchas.
Os caminhões dessa linha chegaram ao mercado com o objetivo de fazer a marca crescer no segmento que ganha cada vez mais expansão no Brasil e foram resultados de quatro anos de desenvolvimento e mais de 1 milhão investidos para atender as demandas dos clientes.
Para o segmento rodoviário, a Volkswagen criou o Meteor 28.460 que conta com peso bruto total (PBT) de 28 toneladas, o propulsor gera 460 cv e o torque é de 234,5 mkgf. Essa configuração tem tração 6×2 e o cavalo-mecânico opera com semirreboques de três eixos com peso bruto total combinado (PBTC) de 48,5 a 53 toneladas.
Já para a área de agronegócio, o VW Meteor 29.520 6×4 conta com a configuração de peso bruto total (PBT) de 29 toneladas, motor com 520 cv de potência e 254, 9 mkgf de torque. Esse modelo consegue operar com implementos de sete e nove eixos, com peso bruto total combinado (PBTC) de 57 a 74 toneladas.
O Meteor apresenta três configurações de distância entre os eixos: 3.200 mm, 3.400 mm e 3.600 mm. Todas elas contam com dois tanques de diesel, dos quais a capacidade total varia de 630 litros a 940 litros. Além disso, o mapeamento da injeção possui calibração para funcionar com biodiesel.
Em 2020, Volkswagen anunciou, por meio da imprensa, que vai investir R$2 bilhões até 2025 em caminhões e ônibus. Segundo a marca, esse é o sexto e maior ciclo consecutivo de investimentos da empresa no Brasil. Por isso, a tecnologia é algo que estará presente em muitos veículos da marca, como no caso do VW Meteor.
Outro ponto importante foi a compra da Navistar pelo Grupo Traton, dono da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Isso trouxe maior sinergia da VWCO com a fabricante de motores e veículos pesados dos Estados Unidos.
Como funciona a inteligência artificial embarcada do novo VW Meteor?
O Volkswagen Meteor conta com uma nova funcionalidade para economia de combustível, a inteligência artificial embarcada que oferece esse benefício e outras vantagens. Eles estão equipados com um controle eletrônico que cruza os dados do sistema de controle de marchas do veículo com os dados fornecidos pelo GPS para deixar a estratégia mais eficiente, garantindo a melhor performance do trabalho.
Esse processo ocorre de forma automática, sem que haja qualquer tipo de interferência do condutor. Isso acontece porque a inteligência artificial embarcada do veículo auxilia em todo o procedimento ao buscar informações topográficas e de carga para fazer a antecipação das trocas de marcha.
Como o VW Meteor apresenta essa capacidade de prever o comportamento até 2 quilômetros à frente na estrada, o veículo ganha maior eficiência no consumo de combustível e conforto.
Toda a tecnologia aplicada à linha Meteor foi pensada para contribuir com o melhor consumo de combustível e para proporcionar um desempenho superior nas condições de rodagem das estradas do país.
Motor do VW Meteor ganha destaque
Os modelos da linha Meteor contam com o motor MAN D16 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil. Ele proporciona ao condutor um desempenho do veículo que supera as expectativas, reduz o consumo de combustível, proporciona custo menor de manutenção e durabilidade adequada para atender diversos tipos de aplicações.
Os caminhões Meteor 29.520 6×4 e o Meteor 28.460 6×2 são considerados um dos mais potentes da linha da VW, sendo que eles chegam na faixa de até 520 cavalos de potência.
A tecnologia do veículo usa o georreferenciamento para oferecer eficiência, segurança e robustez ao caminhão. O gerente de Marketing de Produto da VWCO destacou, em entrevista à imprensa, que o sistema de sensores e funções eletrônicas permite o gerenciamento adequado e automático da potência do motor.
Função Kick Down do VW Meteor
A função kick down que o veículo apresenta contribui para que quando o motorista pise fundo no acelerador, a transmissão diminua a marcha e aumente o giro do motor para gerar uma alta performance em ultrapassagens seguras. Além disso, o caminhão conta com o assistente de partida em rampa da montadora.
Eco-roll e transmissão do VW Meteor
A transmissão do caminhão é automatizada e a caixa Traxon processa informações em alta velocidade, além de disponibilizar várias outras soluções que ajudam na eficiência do caminhão.
A funcionalidade Eco-roll usa a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de maneira segura e controlada. Já o sensor de inclinação do VW Meteor ajuda na manutenção da rotação adequada para que ele tenha um consumo melhor do combustível.
Outro ponto que merece destaque do veículo é o modo manobra que controla a velocidade e não possibilita a troca de marchas, contribuindo para uma saída suave e sem trancos.
Portanto, aproveite toda essa tecnologia e benefícios que a Volkswagen trouxe para o VW Meteor e adquira o seu em nossa concessionária.
Somos uma das maiores concessionárias de caminhões Volkswagen do leste de Minas Gerais e temos uma variedade de modelos que podem atender você.
Entre em contato com os nossos consultores pelo site e adquira agora o seu VW Meteor.