Um bom plano de segurança para o caminhão passa por várias etapas. Dentre os requisitos essenciais que precisam conter no check list do caminhoneiro é o fluido de freio.
Peça extremamente importante para a segurança do caminhão, o fluido de transmite e controla o sistema de freios do veículo, contribuindo dessa forma, para o bom funcionamento do peso pesado.
O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é o momento certo de trocar o fluido. Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre esse líquido tão essencial para seu peso pesado.
O que é fluido de freio?
Nada mais que um componente que deve ser usado nos sistemas hidráulicos do veículo.
Sua principal função é transmitir a força exercida sobre o pedal até as pastilhas de freio.
Dentre suas principais características, estão a capacidade de não se comprimir, a de suportar altas temperaturas e a qualidade de absorver água com o tempo.
Quais são os tipos de fluido de freio
Existem hoje no mercado quatro tipos de fluidos de freio.
Eles são classificados da seguinte forma:
DOT3
Esse tipo de fluido é desenvolvido especialmente para veículos leves, como carros de passeio, por exemplo.
Sua aplicação é feita para sistemas hidráulicos de freios e embreagens com uso moderado. Esse fluído conta com o nível de ebulição mínimo de 205°C.
DOT4
Ideal para sistema hidráulico de freios e embreagens de automóveis, caminhões, ônibus, pick-ups e tratores. Tem um nível de ebulição de 230°C.
DOT5
Recomendado para modelos de maior desempenho, como os carros e caminhões de competição, seu nível de ebulição é de 260°C.
Existe uma subdivisão entre DOT5 (à base de silicone) e 5.1 (à base de óleos minerais).
Quando devo trocar o fluido?
Essa pergunta vai depender muito do tipo de fluido que você está utilizando em seu veículo.
Em alguns casos, a recomendação é que essa troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Em outras, após um ou dois anos.
Além disso, alguns indicativos devem ser observados, tais como:
1. Cor do fluido
Cada fabricante conta uma cor de fluido diferente. Alguns são transparentes, outros vermelho, amarelo, azul etc.
Contudo, com o passar do tempo, devido ao acúmulo de impurezas, essa cor vai se tornando mais opaca.
Portanto, se ela começar a apresentar um tom marrom ou escuro, é recomendado drenar o líquido e adicionar um novo.
2. Nível baixo
Ao contrário de outros óleos utilizados no veículo, não é comum que o nível do fluido de freio baixe.
Se isso ocorrer, é recomendado procurar sua oficina de confiança.
Geralmente, quando isso ocorre, é um indicio de um problema mais grave no sistema, como vazamento em algum cilindro, cano, conexão, mangueira etc.
3. Excesso de água no fluido
O reservatório que o armazena o fluido de freio possui uma abertura que possibilita a entrada de ar e, consequentemente, entrada de água.
Nesse sentido, é natural que o acumulo de água acima do recomendado afeto o sistema de freios, comprometendo dessa forma a segurança do motorista. Por isso é importante prestar atenção nesses detalhes.
Outro ponto a ser salientado é que o excesso de água também pode oxidar componentes, sobretudo das rodas traseiras, causando muitos problemas como até mesmo a quebra de peças.
4. Observe o painel
Geralmente o painel do caminhão sempre indica quando um erro está ocorrendo no sistema. Por isso, caso apareça alguma iluminação indicativa (geralmente a mesma do freio de mão), é indicado você procurar seu mecânico.
Conclusão
A troca do fluido de freio é um processo que abrange vários processos.
Por isso, sempre que possível, leve seu peso pesado em uma oficina de confiança para que o procedimento seja realizado da melhor forma possível.
Fique atento aos detalhes. Um caminhão saudável sempre garantirá o melhor desempenho de sua frota.
Quer saber mais sobre como cuidar do seu caminhão? Fique dentro de todas as novidades no mercado. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn! Até a próxima.