Você se considera um bom motorista? Sabe usar suas habilidades para driblar as adversidades no trânsito? Procura respeitar as leis do trânsito ou é daqueles que “acham um jeitinho” de levar vantagem das regras estabelecidas?
A gente sabe que direção exige atenção, cuidado e dedicação. Um pequeno deslize pode provocar graves consequências, por isso é tão importante praticar a direção defensiva, uma forma consciente de dirigir e evitar acidentes de trânsito.
Portanto, conhecer, aplicar e treinar habilidades de direção defensiva, é essencial para um convívio mais seguro e saudável nas vias públicas.
Saiba o que é a direção defensiva e seus 5 princípios básicos
Segundo o Manual de Direção Defensiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), direção defensiva é “a forma de dirigir, que permite ao motorista, antecipar as situações de perigo e prever o que pode acontecer com ele, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”, ou seja, se trata de um conjunto de hábitos e procedimentos para se colocar em prática no trânsito.
No Brasil, contabilizamos um dos índices de mortes no trânsito mais altos do mundo, portanto, precisamos aplicar mais a direção defensiva, para evitarmos um bom percentual de tragédias envolvendo veículos mal conduzidos.
Os 5 princípios básicos da direção defensiva são:
1. Conhecimento – Para conhecer as normas de trânsito, você tem como principal fonte, o Código de Trânsito Brasileiro.
2. Atenção – Direcione seus esforços para manter-se concentrado nos elementos da via e na manutenção de seu veículo.
3. Previsão – Antecipe-se a possíveis riscos e adversidades. Garantir a capacidade de reação, requer manter a distância e a velocidade permitidas na via, e portanto, a mais segura para todos.
4. Ação – Tome atitudes positivas em trânsito, usando para isso, seu conhecimento, suas habilidades, as leis de trânsito e os meios de transporte utilizados.
5. Habilidade. A habilidade se desenvolve por meio de aprendizado e da prática. Devemos aprender o modo correto de manuseio do veículo e executar várias vezes essas manobras, de forma a fixar esses procedimentos e adquirir a prática de direção no trânsito.
Direção preventiva e direção corretiva: tipos de direção defensiva que você não conhece
Conhecer bem os diferentes tipos de direção defensiva, fará com que você fique consciente sobre a importância das medidas que terá que tomar para uma condução segura.
A direção defensiva divide-se em dois tipos, que alinhados, garantirão a serenidade nas vias públicas. São eles:
Direção Preventiva – A direção preventiva é uma maneira de planejar, organizar e observar os fatores de risco no trânsito para que acidentes possam ser evitados.
Algumas dicas de prevenção:
ü Faça a revisão periódica de seu veículo e observe se os air-bags (caso o veículo possua) estão funcionando normalmente, se os freios estão em ordem, se o óleo foi trocado na data correta, se as luzes dos painéis estão em perfeito funcionamento, se a água do radiador está no nível adequado, se as palhetas do limpador de para-brisa não estão ressecadas e se as lanternas, faróis e luz de seta estão funcionando;
- Atente para sinais de desgaste dos pneus e se a calota está presa corretamente. Caso seja necessário, substitua-os;
- Utilize corretamente o cinto de segurança;
- Não dirija com fome, com sono ou se tiver ingerido bebidas alcóolicas;
- Ajuste os retrovisores;
- Evite celulares, música alta ou TV;
- Mantenha distância dos outros carros;
- Não se envolva em brigas de trânsito, dentre outras.
Direção corretiva – A direção corretiva envolve a atitude adotada pelo motorista ao se defrontar com a possibilidade de um acidente, corrigindo situações não previstas.
Ela é utilizada para amenizar situações de risco, evitando a ocorrência de problemas maiores.
A direção corretiva pode ser aplicada por qualquer condutor, independentemente de estar envolvido ou não no ocorrido, pois consiste em uma série de procedimentos como sinalização, primeiros socorros, comunicação às autoridades e órgãos responsáveis.
Benefícios da direção defensiva que precisamos estar cientes
- Minimiza os acidentes;
- Economiza com a manutenção do veículo;
- Reduz consumo de combustível;
- Assegura a renovação do seguro;
- Diminui sensivelmente os custos com reparos, multas e indenizações, graças à diminuição e envolvimento em sinistros.
Conclusão
Tirar a habilitação e dirigir um veículo, é um processo que demanda muito comprometimento, afinal de contas, é necessário que o condutor esteja totalmente preparado e consciente de tudo que seja relacionado a regras de trânsito e direção, principalmente quando falamos em direção defensiva.
Diferentemente do que muitos motoristas acreditam, a direção defensiva não é nada complexo e não envolve grandes mudanças na forma como se conduz um veículo, portanto, façamos nossa parte, para que o país apresente dados mais animadores relacionados ao trânsito.
E você, pratica a direção defensiva? Conte-nos sua experiência e espalhe-a em suas redes sociais. Precisamos mudar nossos índices lamentáveis de acidentes no trânsito!