Blog

Dicas e cuidados com a bateria de caminhão

A bateria é o coração do caminhão e a sua vida útil depende da forma com que o motorista utiliza o veículo. Alguns motoristas acreditam que cuidar da bateria de caminhão é muito complicado, mas isso não corresponde à realidade.

O problema de ficar sem bateria durante uma viagem de caminhão, em lugares distantes e sem estrutura de atendimento para a solucionar essa situação é bem pior e pode gerar um custo muito mais alto para a sua empresa.

Além disso, algumas empresas não permitem que seja realizada a troca de bateria do veículo ou transferência de carga durante a carga e descarga do caminhão. Isso acaba gerando um alto custo com o uso de guincho.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para ajudar você a ficar atento às dicas e cuidados que você deve tomar com a bateria de caminhão

Como funciona a bateria de caminhão?

A bateria de caminhão funciona de maneira semelhante a de um carro, o alternador gira em conjunto com o motor e gera a energia mecânica. Essa energia é enviada para a bateria por meio de um processo químico sendo transformada em energia elétrica.

Ela será armazenada e, no futuro,utilizada para dar partida no motor e para auxiliar os equipamentos elétricos do caminhão.

Atualmente, a Volkswagen Caminhões estabeleceu uma parceria com a CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio, para o desenvolvimento de baterias de recarga ultrarápida para veículos elétricos com o uso de nióbio.

A partir dos testes que deverão ser realizados, a CBMM pretende disponibilizar a bateria de nióbio pronta para comercialização até o início de 2023.

Dicas para ajudar a bateria de caminhão durar mais

A vida útil da bateria de caminhão depende da forma com que o motorista usa o veículo. Ela pode ter uma duração menor ou maior dependendo da forma com que ela é usada durante o tempo.

Por isso, é necessário ficar atento a forma que o veículo é usado e aos cuidados com a bateria para caminhão.

Confira os principais pontos que você deve observar para a bateria do veículo ter uma vida útil maior:

Verifique a voltagem da bateria

A bateria de caminhão deve ter a voltagem completa e deve estar em plena carga durante a vida útil. Inclusive, a voltagem deve ser medida com um multímetro ou voltímetro e deve apresentar pelo menos 12,5v. 

Em relação ao caminhão que tenha duas baterias (24 volts) elas devem ser medidas de forma individual. Nos caminhões que apresentam baterias de 24 volts é recomendado não manter nenhum componente eletrônico ligado apenas em uma bateria, porque  as duas baterias serão prejudicadas.

Amperagem da bateria 

Existem diversos modelos de bateria de caminhão e no caso do modelo de menor amperagem, que apresenta em torno de 100Ah, ela possui um tamanho menor de caixa. 

Já as baterias de tamanho maior contam com uma amperagem de 150Ah até 225Ah. Os modelos de caminhões que usam esse tipo de bateria contam com um sistema de 24 volts e duas baterias ligadas em série para ter mais força ao dar a partida no motor e um bom funcionamento dos componentes eletrônicos. 

Quanto maior for a capacidade elétrica da bateria de caminhão, maior amperagem terá e isso faz com que ela apresente mais tempo de carga para ser consumida pelos equipamentos eletrônicos instalados. Isso deve acontecer quando os componentes elétricos são usados com o veículo desligado e utiliza-se apenas a energia da bateria.

É necessário ficar atento a polaridade da bateria, porque antigamente existia bateria de caminhão com polo positivo apenas no lado direito. Atualmente, já são fabricados veículos que podem ter baterias de polo invertido. 

Nesse sentido, deve-se ter atenção à polaridade da bateria durante a sua instalação. Caso ela seja realizada de forma errada, poderá ocorrer grave dano elétrico no veículo e gerar a queima do módulo do caminhão.

Mantenha o motor ligado no trânsito

É comum encontrar engarrafamentos na estrada, seja por acidente de trânsito, deslizamentos, blitz ou outros tipos de problemas. Nessa situação, geralmente, o veículo entra em uma sequência de “andar por alguns segundos” e depois “parar”. Dessa forma, muitos motoristas desligam o motor para economizar gasolina. 

Mas, o que alguns motoristas desconhecem é que isso prejudica a bateria de caminhão. O momento que o motorista dá a partida exige muita energia elétrica. Como a movimentação do veículo é pouca, o alternador não consegue suprir a energia perdida nas partidas repetidas, podendo descarregar os acumuladores.

Além disso, se as luzes continuam acesas enquanto o motor está desligado, há um consumo  maior de eletricidade.

Faça revisão periódica

A manutenção preventiva e as revisões periódicas devem ser sempre feitas para manter o bom funcionamento da bateria de caminhão. Periodicamente deve ser verificado se os equipamentos estão devidamente conectados à bateria, porque qualquer mau contato pode gerar descarga da bateria. 

O alternador também deve ser examinado, porque ele ajuda a manter a carga, bem como ajuda a alimentar todos os componentes eletrônicos instalados no caminhão.

Troca de bateria

Especialistas em mecânica e fabricantes consideram que a bateria de caminhão pode durar de dois a dois anos e meio, vai depender dos cuidados que o motorista toma com ela.

É importante manter a bateria limpa e protegida de sujeira, realizar a manutenção de forma adequada, não submeter a bateria a situações que exijam mais carga do que ela consegue fornecer, verificar o prazo de validade e a procedência dela.

Caso a luz com o ícone de bateria acender no painel de instrumentos pode ser um forte sinal que a bateria de caminhão está com algum problema. Outros indicativos são falhas no motor ao dar partida, assim como nos faróis, rádio e outros componentes. Tudo isso são sinais de que você deve trocar a bateria do veículo.

Cuidados na hora de escolher a bateria do caminhão

A bateria de caminhão precisa seguir algumas especificações já que ela enfrenta uma longa jornada em condições não tão boas nas estradas brasileiras. Ela precisa estar preparada para suportar situações adversas, porque os itinerários geralmente são  irregulares, causando impacto e vibração no veículo.

Veja as dicas para comprar a bateria mais adequada para o seu caminhão:

Fique atento à amperagem da bateria
Antes de adquirir a bateria de caminhão, verifique o manual do veículo, porque a amperagem é uma das informações mais importantes que você deve ter antes de realizar a compra.

O consumo da bateria sofre variações de acordo com o veículo e vai depender do número de componentes eletrônicos que fazem parte do motor. Quanto mais componentes, maior será o consumo da bateria.

Avalie o tamanho do suporte do caminhão

O suporte do caminhão foi desenvolvido para que a bateria de caminhão seja instalada de forma adequada. Assim, não pode ter nenhuma folga, pois isso pode causar defeitos na bateria ao longo da sua vida útil.

A instalação da bateria em suporte com folga pode ocorrer devido a caixa danificada, curto circuito e rompimento de solda. Vale destacar que esses problemas não são considerados como defeitos para serem cobertos no prazo de garantia da bateria, pois são considerados mau manuseio.

Preste atenção na qualidade da bateria 

Procure saber sobre a qualidade da bateria de caminhão que você pretende comprar, porque existe diferença na qualidade das matérias-primas assim como na montagem dela. Isso faz grande diferença no desempenho e durabilidade da bateria.

Verifique há quanto tempo o fornecedor está no mercado, a capacidade da equipe de atendimento em ajudar a esclarecer as suas dúvidas e a garantia oferecida na bateria. Quanto mais informações tiver, mais segurança poderá ter na bateria que você quer adquirir para o seu caminhão.
Portanto, entre em contato com a nossa concessionária para adquirir a  bateria de caminhão com quem entende desse mercado. Somos uma das maiores concessionárias de caminhões Volkswagen do leste de Minas Gerais.

Converse com os nossos consultores pelo  canal de atendimento on-line para ter a bateria que você precisa para o seu caminhão.

Posts relacionados