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Descarte de Pneus velhos: como proceder?

No Brasil, são produzidos anualmente cerca de 70 milhões de novos pneus. No mesmo período, por volta de 160 milhões deles são inutilizados no país. Com um tempo de decomposição estimado em 600 anos, o correto descarte de pneus é uma prática que deve fazer parte do planejamento de um competente gestor de frotas.

Todo caminhoneiro, ou proprietário de frota própria, sabe que o investimento em pneus é um dos mais consideráveis na manutenção de caminhões. Não é por acaso que a sua compra exige cuidados e pesquisa criteriosa para o melhor desempenho do possante, o que também acaba acarretando em maiores benefícios ao seu negócio.

Uma vez adquiridos, bons motoristas e gestores planejam as ações preventivas para o melhor aproveitamento possível dos pneus durante sua vida útil. Alinhamento e balanceamento de direção e eixos, calibragem correta, emparelhamento de duplos, além de rodízios e reformas. Mas quando todos os procedimentos se esgotam, é hora de descartar.

Como identificar o pneu inservível?

O Conselho Nacional do Meio Ambiente estabelece que a vida útil de um pneu passa por 3 estágios:

  • Pneu Novo – Produto de qualquer origem que não sofreu qualquer uso ou foi submetido a qualquer tipo de reforma, não apresentando sinais de envelhecimento ou deteriorações.
  • Pneu Usado – Produto que já sofreu algum tipo de uso ou desgaste, inclusive os reformados.
  • Pneu Inservível – Produto que apresenta danos irreparáveis em sua estrutura, não sendo mais aproveitável para rodagem e nem passível de reforma.

Legislação sobre descarte de pneus

Desde 2009, a Resolução Conama 416, que trata da prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis, determina que fabricantes e importadores de pneus novos, com peso superior a 2 kg, são obrigados a coletar e dar destinação aos produtos descartáveis existentes no Brasil.

Com isso, diversos pontos de descarte passaram a ser oferecidos. A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) disponibiliza, em um site que trata exclusivamente de reciclagem de pneus, uma página na qual é possível encontrar os pontos de coleta mais próximos, em todo território nacional.

Benefícios à sociedade e ao Meio Ambiente

Diversos são os benefícios proporcionados pelo correto descarte de pneus inservíveis. Boa parte do aço e da borracha utilizados na composição dos pneus são reaproveitados como solas de sapato, materiais de vedação, pisos de quadras poliesportivas, pisos industriais, tapetes de automóveis e até pavimentação de asfalto – o que beneficia diretamente quem trafega pelas estradas.

Contudo, o maior benefício é a diminuição da agressão ao meio ambiente. Problemas na biodegradação da borracha que causa contaminação do solo, dos rios e da própria atmosfera; bem como a dificuldade na promoção do saneamento básico devido à proliferação de doenças como dengue, malária e febre amarela – decorrentes do acúmulo de água e sujeira em pneus velhos – são alguns dos impactos.

De acordo com o último Relatório de Pneumáticos do Ibama, em 2017 mais de 500 mil toneladas de pneus inservíveis foram corretamente descartados no Brasil. Destes, cerca de 1/3 somente na região sudeste. Um número que vêm crescendo a cada ano graças a conscientização da população e das técnicas, cada vez mais modernas, de reciclagem.

Faça sua parte, a sociedade e o meio ambiente agradecem!

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