A variedade dos tipos de carga de caminhão viajando, diariamente, por nossas estradas é grande.
É pela extensa malha rodoviária brasileira que mais de 60% da produção do país é escoada. Então, trabalho é o que não falta para os caminhoneiros.
Alguns tipos de frete são mais lucrativos, mas exigem estruturas especiais para transporte, enquanto outros são mais concorridos e não tão bem remunerados.
Então, se você é caminhoneiro ou se pretende adquirir seu veículo e investir na profissão, é bom conhecer os principais tipos de carga de caminhão que poderá transportar.
Principais tipos de carga de caminhão
A Resolução 5867 do Ministério da Infraestrutura, em seu Anexo II, inclui uma tabela de frete (informação de 12/02/2020) que distingue os tipos de carga.
Citamos e acrescentamos uma breve definição, ainda de acordo com a resolução acima:
Carga Geral
É acondicionada, identificada e em unidades que podem ser contadas. Será classificada como perigosa, se o produto representar risco para a saúde, para o meio ambiente ou para a segurança pública. Um exemplo de carga perigosa são os explosivos.
Carga Líquida a Granel
É a carga composta de líquidos transportados sem acondicionamento, sem identificação e que não é contável.
Também pode ser classificada como perigosa, conforme o produto transportado, como líquidos inflamáveis ou materiais corrosivos.
Carga Sólida a Granel
Mesma definição da Carga Líquida, mas composta de produtos sólidos. De acordo com o material transportado, também pode ser classificada como perigosa.
Carga Frigorificada
O produto precisa de refrigeração ou congelamento. Também pode entrar na categoria de carga perigosa, conforme o produto.
Carga Conteinerizada
É aquela que viaja em contêineres, podendo, também, ser do tipo perigosa.
Carga a Granel Pressurizada
Sólida, não é acondicionada nem identificada, e não é contável. A descarga é pressurizada.
Carga Neogranel
Carga Geral em conglomerados, transportada em lotes, em um embarque único.
Outras classificações de carga conhecidas
Além daqueles considerados na resolução mencionada acima, outros tipos de carga são reconhecidos. Abaixo, vamos ver exemplos mais comuns:
Cargas Vivas
Constituídas de animais vivos, é uma carga sensível e exige condições especiais de transporte, para garantir o bem estar e a segurança dos seres transportados.
Cargas Frágeis
São compostas de materiais que sofrem danos facilmente, como vidros, cristais, espelhos e cerâmicas. O acondicionamento deve ser cuidadoso.
Cargas de Veículos
São carros e outros tipos de veículos, transportados em caminhões do tipo cegonheira.
Cargas de Medicamentos
É um tipo de carga que exige documentação rigorosa para o transporte. Como o processo costuma ser complicado, não é muito concorrida entre os caminhoneiros, mas é uma carga que remunera bem.
Cargas Indivisíveis ou de Grande Porte
É constituída de maquinário que ultrapassa as dimensões do Código de Trânsito, como máquinas industriais e agrícolas, grandes geradores e transformadores etc.
Cargas de Minérios
São matérias primas provenientes da atividade mineradora, como o minério de ferro, por exemplo.
Cargas de Alto Valor
Exigem especial aparato de segurança, por isso não é uma carga muito comum no transporte rodoviários. Um exemplo são as barras de ouro, pedras preciosas etc.
Os tipos de carga com melhor faturamento
Até aqui, falamos em vários tipos de carga de caminhão diferentes. Resta saber que cargas oferecem remuneração melhor, não é mesmo?
Pois, entre elas, podemos mencionar:
- Cargas Vivas;
- Cargas Líquidas;
- Cargas Frigorificadas;
- Cargas de Grande Porte;
- Cargas de Medicamentos;
- Cargas de Mudanças residenciais ou comerciais.
Muitas cargas, como as vivas e as frigorificadas, exigem condições especiais de transporte, o que implica em diferentes tipos de caminhão e investimento na estrutura adequada.
Então, é preciso calcular o custo-benefício com cuidado.
Agradecemos sua leitura e aguardamos seus comentários no post. Que tipo de carga prefere transportar? Enriqueça nosso artigo com sua participação!