O ditado “a união faz a força” nunca fez tanto sentido.
As circunstâncias de trabalho do caminhoneiro autônomo são extremamente desafiadoras: preço do combustível, condições ruins das estradas, sazonalidade de demandas e jornadas de trabalho altamente estressantes.
Por isso, uma das formas de facilitar a vida desses profissionais são as cooperativas.
Estas associações são uma boa solução para quem precisa se interligar e se organizar profissionalmente, além de possibilitar melhores condições de compra.
O direcionamento da cooperativa e a ampliação do relacionamento com outros profissionais e potenciais clientes podem abrir portas para novos negócios.
Continue a leitura para saber como funciona uma cooperativa, quais as vantagens e o que ela pode proporcionar ao caminhoneiro autônomo!
O que é uma cooperativa?
Segundo o Sebrae, uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer necessidades econômicas, sociais e culturais comuns.
Ela pode abranger qualquer gênero de serviço ou atividade e funciona como forma de eliminar intermediários e baratear custos.
As cooperativas também podem, em alguns casos, representar judicialmente os interesses dos associados.
Para iniciar uma cooperativa, basicamente é preciso:
● Criar um estatuto, que determine sede, prazo, objeto e área de atuação, dentre outros;
● Estabelecer direitos, deveres e responsabilidades dos associados;
● Definir capital mínimo, quotas, condições de exclusão etc.;
● Indicar modo de administração e fiscalização.
Vantagens da cooperativa para o caminhoneiro autônomo
O profissional autônomo, trabalhando sozinho, fica extremamente vulnerável em diversas situações, expondo-se a riscos e prejuízos.
Se porventura algum caminhoneiro assume um frete e tem algum problema com seu caminhão, por exemplo, o valor do conserto pode ficar acima do valor acertado para o frete.
Afiliar-se a uma cooperativa pode ser uma solução que ampara o caminhoneiro autônomo em circunstâncias de emergência ou desproteção.
Algumas das possibilidades que as cooperativas oferecem:
● Pela cooperativa, é possível fazer compras em quantidades bem maiores e obter descontos muito melhores, afinal, comprar 400 pneus sai bem mais barato do que em pequenas quantidades;
● Podem conseguir incentivos e linhas de crédito do governo;
● Assistência 24h e coberturas de roubo, incêndio e acidentes;
● Permite que o embarcador possa contratar diretamente o caminhoneiro autônomo;
● Algumas cooperativas possuem até mesmo seus próprios postos de combustível e oferecem planos de saúde para os associados.
Programa “Rode Bem Caminhoneiro”
Lançado pelo governo em novembro de 2019, o programa Rode Bem Caminhoneiro foi criado para incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos.
Serão direcionados cerca de R$18 milhões para infraestrutura, capacitação e aprimoramento técnico às cooperativas.
O programa ainda prevê a distribuição de 100 kits que incluem: um tanque de combustível com 15 mil litros de diesel, um contêiner equipado com escritório, lavabo e depósito, um notebook, smartphone e ar-condicionado.
A iniciativa inclui a abertura de 100 postos de abastecimento para cooperados e pregões para compra de insumos, além de formação técnica e cursos online.
Com isso o governo pretende, além de baratear o custo dos transportadores, possibilitar que o caminhoneiro autônomo possa ter a escalabilidade das grandes transportadoras.
O verbo cooperar traz na potência do seu significado uma saída importante para proporcionar melhores condições de trabalho ao caminhoneiro autônomo.
O apoio mútuo e a colaboratividade apontam rumos fundamentais para toda e qualquer dimensão profissional.
Você trabalha sozinho ou faz parte de alguma cooperativa? Conte pra gente nos comentários!