A personalização de caminhões pode ser um sonho para motoristas que passam dias fora de casa e utilizam este tipo de veículo como se fosse uma segunda casa.
Logo, customizar o seu caminhão a fim de torná-lo mais aconchegante, eficiente e que transmita um pouco de sua personalidade pode ser algo bem interessante.
Entretanto, por mais instigante que a customização seja, é essencial prezar pela segurança na estrada, tanto a sua, quanto a de outros motoristas que estão lado a lado nesta rotina e, também, da carga que está sendo transportada.
Por isso, preparamos um artigo que vai te mostrar o que é permitido e o que NÃO é permitido na customização de caminhões e como fazer essas modificações sem ter problemas.
Se interessou? Então, continue a leitura e vamos personalizar!
Película nos vidros é permitido?
Sim, é permitido, porém, você deve se atentar para exagerar ao colocar uma película escura nos vidros.
Segundo as atuais regras, o para-brisa incolor deve manter, no mínimo, 75% de transparência, o colorido, 70% (excluindo a faixa periférica destinada a dar acabamento ao vidro).
Para os demais vidros, inclusive o traseiro, esse percentual é de 28%.
O uso de películas que ultrapassem esse limite é infração grave (5 pontos na carteira), com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização.
Carregador solar
O celular virou item indispensável hoje em dia, não é mesmo? Imagine esquecê-lo ou ficar sem bateria na hora de viajar? É uma situação que ninguém gostaria de passar.
Sendo assim, poder contar com um carregador fixo na cabine, evitará contratempos como esse.
Um dos acessórios nos quais você pode investir é o carregador solar para smartphones e tablets.
Por depender apenas do sol para ganhar energia, o carregador trará mais economia e praticidade para o seu dia a dia na estrada.
Existem vários modelos disponíveis no mercado, indo dos mais simples até os mais elaborados.
Alguns conseguem dar 100% de carregamento a um aparelho depois de apenas 2 horas de sol.
Rodas e pneus
Há motoristas que são apaixonados com rebaixamento de carros, mas vale lembrar: rebaixar veículos é proibido! E com caminhão não é diferente.
Quando o assunto são rodas e pneus, saiba que as mudanças nos amortecedores são permitidas, mas somente nos modelos fixos.
Enquanto isso, suspensões reguláveis podem ser realizadas mediante aprovação do Inmetro e vistoria no DETRAN do seu estado.
Em relação à largura dos pneus, não se devem ultrapassar o limite dos para-lamas.
Essa regra é estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é entidade máxima no que diz respeito às modificações em veículos.
Motor e freios
Alterações no motor não tem a intenção de customizar o mesmo, mas sim de trazer mais eficiência e potência ao seu caminhão.
Nesse sentido, não há restrições quanto ao que se pode fazer no componente.
Até peças como turbinas, garrafas de nitro e filtros de ar esportivo são permitidas, desde que se tenha autorização dos órgãos competentes.
Quando o assunto são os freios, é necessária uma maior atenção.
Mesmo que a sua ideia seja realmente a de aprimorar a qualidade e a potência dos mesmos, não tem jeito: toda modificação nessa parte do veículo é proibida por lei, sem nenhuma exceção.
Qualquer mudança malfeita neles, pode colocar em risco a segurança de todos na estrada.
Pintura
É permitido alterar a pintura do caminhão.
Pode-se utilizar cores diferentes, acrescentar o nome do negócio ou alguma figura específica, mas é preciso tomar um certo cuidado se for mudar em mais de 50% a cor da pintura.
Para isso, é obrigatório comunicar o DETRAN para não se ter problemas futuros.
Depois de aprender todas essas dicas de customização para o seu truck, leia nosso artigo sobre “Frases de caminhão: compartilhe diversão e positividade das estradas”.