Blog

5 coisas que você precisa saber sobre a carreira de caminhoneiro

Antes de começar uma nova carreira, é muito importante ficar por dentro de tudo aquilo que pode envolver a profissão e, com a carreira de motorista de caminhões não poderia ser diferente.

Por isto, separamos 5 fatos importantes que você deve saber antes de dar início à vida nas estradas, considerando depoimentos de motoristas experientes já estabilizados na carreira e que podem ajudar bastante quem almeja trilhar esse caminho.

1. O estresse faz parte do trabalho

Independente do amor pelas estradas e pelo trabalho de uma maneira geral, é importante saber que nem tudo são flores.

Há estresse quando você está no trânsito e o fato de estar longe de casa traz inúmeras preocupações com a família, por exemplo, mas nada com que você não consiga lidar.

Tenha sempre em mente que não existe trabalho sem estresse e faça uma análise dos prós e contras da nova profissão.

2. Uma comunicação eficaz é a chave

Para conseguir fazer suas entregas em tempo hábil, você precisa usar o tempo de forma eficiente e a comunicação e gerenciamento das pessoas com quem você está lidando são essenciais no dia-a-dia.

O tempo de inatividade geralmente é um tempo não remunerado e uma comunicação eficiente e cordial pode, e vai, te ajudar muito em vários momentos da profissão, como, por exemplo, entrar e sair das docas o mais rápido possível ao invés de ser ignorado pelo remetente ou receptor.

3. Faça um planejamento financeiro

Um gerenciamento das suas finanças, além de ajudar na manutenção da sua vida, é primordial para que você consiga construir um patrimônio.

Não se chega em lugar nenhum sem um bom planejamento.

Este é um fato que você precisa encarar, afinal, o custo operacional na estrada aumentou muito e isso pode afetar seus resultados financeiros.

4. Geralmente, você está mais longe de casa do que perto

Se você é solteiro e pretende continuar assim pode ser que este item não seja tão útil.

Caso contrário, estar muito tempo ausente pode ocasionar uma grande tensão em seu cônjuge.

Com a vida na estrada, há uma inevitável perda de suporte emocional e moral e que podem ser difíceis de lidar para quem fica em casa e não está perto desta rotina.

Fique atento aos sinais e sempre priorize a sua família quando necessário.

5. Escolha empresas parceiras e justas

Você precisa trabalhar com uma operadora que não só está ganhando dinheiro para si, mas também permitindo que você também tenha a sua remuneração.

Este relacionamento tem que ser mútuo e você precisa ter o seu trabalho valorizado, sendo compensado por todo o seu tempo na estrada.

A carreira de motorista de caminhão, assim como outras profissões, tem seus prós e contras e avalia-los antes de escolher seguir esta profissão é fundamental para te ajudar a decidir o próximo caminho.

Curtiu este artigo? Compartilhe em suas redes e deixe nos comentários a sua opinião!

Posts relacionados